AIPC e CocoaAction Brasil lançam série sobre o Currículo de Sustentabilidade do Cacau - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

AIPC e CocoaAction Brasil lançam série sobre o Currículo de Sustentabilidade do Cacau

AIPC e CocoaAction Brasil lançam série sobre o Currículo de Sustentabilidade do Cacau

Dividido em três partes, o primeiro material traz um panorama da gestão de produção

O Currículo de Sustentabilidade do Cacau é uma referência de sustentabilidade - para produtores, técnicos e instituições. Ele reúne boas práticas agrícolas para a produção sustentável de cacau, através de um processo de melhoria contínua. O material é resultado de uma construção coletiva, envolvendo os setores público e privado, desde representantes de produtores, cooperativas, associações até entidades do setor, institutos de pesquisa e extensão rural. Para apresentar o conteúdo do Currículo de Sustentabilidade de forma prática e educativa, a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e o CocoaAction Brasil, se uniram na produção de uma série especial que inclui vídeos animados e infográficos.

O projeto foi dividido em três partes, alinhadas com as três áreas temáticas do Currículo: gestão da produção, gestão ambiental e gestão social. O primeiro vídeo apresenta a gestão da produção. O objetivo é mostrar que fazer esse gerenciamento vai muito além da colheita e venda do produto. É importante que o produtor registre e documente as atividades da fazenda, desde a compra de insumos, práticas de manejo até a efetivação do cadastro ambiental rural da propriedade (CAR), que irão auxiliá-lo nas tomadas de decisão.

Além disso, o material destaca a importância da escolha de boas mudas e sementes, de técnicas de conservação e nutrição do solo e dos tratos culturais, como a poda. Nessa primeira parte, também podem ser encontradas instruções sobre controle de pragas, doenças e indicações sobre a utilização segura e racional de agrotóxicos, ou seja, um panorama de como gerir a propriedade, melhorando a qualidade e eficiência do sistema produtivo e garantindo a segurança e a saúde de quem trabalha na produção de cacau.

A partir deste capítulo também foram produzidos oito infográficos, que serão divulgados a partir de 30 de junho, sempre às terças e quintas, com orientações para que os produtores possam adotar as práticas sugeridas no material. A íntegra do Currículo de Sustentabilidade do Cacau pode ser encontrada no site do CocoaAction Brasil; já os vídeos e infográficos estão disponíveis no LinkedIn e no canal do YouTube da AIPC.

Fonte: AIPC / CocoaAction


Deixe seu comentário para AIPC e CocoaAction Brasil lançam série sobre o Currículo de Sustentabilidade do Cacau

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas