Chuvas leves na Costa do Marfim possibilitam impulsionar safra de cacau intermediária, comentam agricultores - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Chuvas leves na Costa do Marfim possibilitam impulsionar safra de cacau intermediária, comentam agricultores

Chuvas leves na Costa do Marfim possibilitam impulsionar safra de cacau intermediária, comentam agricultores

ABIDJAN, janeiro 2022 – Registros de chuvas leves acima da média na semana passada, na maioria das regiões produtoras de cacau da Costa do Marfim, mantiveram as esperanças de um bom começo para a safra intermediária, entre abril a setembro, comentaram os agricultores locais no início da semana.

A Costa do Marfim, o maior produtor mundial de cacau, está em sua estação seca, que vai de meados de novembro a março, quando as chuvas são fracas ou escassas.

Com flores e pequenos bilros proliferando nas árvores, produtores de todo o país relataram os excelentes níveis de umidade dos solos, ampliando as chances de uma safra intermediária abundante a partir de maio e melhorariam os volumes e a qualidade da última fase da safra principal, entre fevereiro e março.

Vários agricultores também informaram que o clima era o melhor que eles tinham visto nos últimos cinco anos.

"Ainda está chovendo. A metade da safra vem se desenvolvendo bem e teremos cacau suficiente até o final da safra principal", disse Marc Boka, que cultiva perto da região sul de Agboville, onde 13,5 milímetros (mm) caíram na semana passada , 12,3 mm acima da média de cinco anos.

As chuvas foram acima da média na região oeste de Soubre, no coração do cinturão cacaueiro, na região sul de Divo e na região leste de Abengourou.

Na região centro-oeste de Daloa e nas regiões centrais de Bongouanou e Yamoussoukro, onde as chuvas também foram acima da média, os agricultores disseram que o vento seco e sazonal de Harmattan aumentou na semana passada, mas ainda não representa um perigo para a safra.

"Acreditamos que teremos uma grande safra principal e uma longa safra intermediária", disse Justin N'Guessan, que cultiva perto de Bongouanou, onde 2,4 mm caíram na semana passada, 1,8 mm acima da média.

O Harmattan desce do Saara por um período variável entre dezembro e março, provocando queda acentuada de umidade.

A temperatura média semanal variou de 27,6 a 30,7 graus Celsius.

Fonte: REUTERS

Deixe seu comentário para Chuvas leves na Costa do Marfim possibilitam impulsionar safra de cacau intermediária, comentam agricultores

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas