Cooperativa Coopercabruca lança nibs saborizadas - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Cooperativa Coopercabruca lança nibs saborizadas

Cooperativa Coopercabruca lança nibs saborizadas

Em setembro de 2021 o Brasil ganhou os primeiros profissionais graduados em Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate do mundo. Essa graduação foi implantada pela  Faculdade Madre Thais, de  Ilhéus, em 2018 e habilita profissionais capacitados a realizarem planejamento, implantação, execução, gerenciamento e avaliação dos processos de produção de cacau e seus derivados.

 O desenvolvimento de plantas com máquinas específicas para beneficiamento e processamento de um produto final com máximo de aproveitando também é atribuição do profissional em Tecnologias para cacau e Chocolate, produzindo derivados desde amêndoas de cacau fino até o chocolate, e também obtenção de mel de cacau, geléias, cibirras desidratadas, vinagres, polpas e bebidas além de aproveitamento de resíduos para alimentação animal e produção de energia.

PODER NUTRICIONAL

Em parceria com a Cooperativa Coopercabruca os tecnólogos Jorge Farias, Hugo kaufmann, e Leomar Rosário estão desenvolvendo novos produtos, entre eles os Nibs de Cacau, que são amêndoas torradas e granuladas que passam por um processo onde são saborizados com produtos naturais. Enriquecido com cacau em pó ou ervas aromáticas o produto final é um granulado de alto poder nutricional, doce ou salgado, que pode ser consumido com bolos, sorvetes, saladas e molhos para carnes e peixes. As propriedades organolépticas e nutraceuticas das amêndoas de cacau são cuidadosamente processadas, ganhando sabores sutis e podendo também ser consumidas em todos os momentos do dia como petisco ou lanche.

FONTE DE SAÚDE

Os Nibs de Cacau saborizados são fonte de saúde pois contém antioxidantes através dos flavonoides e protegem contra o envelhecimento precoce, promovem a melhoria da pele e dos cabelos, aumentam a imunidade e combatem doenças cardíacas, também possui fibras que combatem o colesterol, além de melhorar o humor e a disposição devido ao triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que regula o apetite, sono e atenua sensações de ira e estresse.

De acordo com Jorge Farias, “o desenvolvimento de novos como o nibs saborizado, com a aplicação de novas tecnologias, resulta em produtos de excelência, com altíssima qualidade, abrindo perspectivas para a conquista de novos mercados, num setor em franca expansão no Brasil e no Exterior”.

A produção do primeiro lote dos nibs saborizados já foi enviado para clientes potenciais  e para uma grande rede de supermercados para avaliação e testes de aceitação de consumo. As Nibs de Cacau são consideradas um super alimento e o objetivo dos tecnólogos é popularizar o seu consumo verticalizado a cadeia produtiva do cacau com o desafio de serem multiplicadores de tecnologias inovadoras com conhecimentos específicos da área de processamento e beneficiamento de amêndoas de cacau, chocolate e seus derivados.

Hugo Kaufmann  destaca que   “nosso foco é o desenvolvimento de um cacau de qualidade, através de um trabalho de extensão rural, utilização de novas tecnologias  e monitoramento digital  permanente de todo o processo”. Segundo ele, “a produção de nibs diferenciados é o primeiro passo nesse processo, que vai fortalecer as ações da cooperativa junto ao produtor, superando um dos principais gargalos que é a comercialização”.

 Fonte www.cacauechocolate.com.br

 

Deixe seu comentário para Cooperativa Coopercabruca lança nibs saborizadas

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas