Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

CSF debate importação de cacau

CSF debate importação de cacau

A Comissão Senado do Futuro debateu nesta quarta-feira a importação de cacau para a produção de chocolates, doces e outros derivados para exportação. Produtores brasileiros reclamaram de incentivos fiscais oferecidos a compra de cacau africano. Indústria alegou problemas na produtividade e quantidade de matéria prima nacional para atender à demanda. O senador Zequinha Marinho (PL-PA), falou que o assunto vai continuar sendo debatido pelo Congresso, inclusive com a criação de uma frente parlamentar mista em defesa da lavoura cacaueira.

Transcrição
A COMISSÃO SENADO DO FUTURO DEBATEU NESTA QUARTA-FEIRA A IMPORTAÇÃO DE CACAU PARA A PRODUÇÃO DE CHOCOLATES, DOCES E OUTROS DERIVADOS PARA EXPORTAÇÃO.
PRODUTORES BRASILEIROS RECLAMARAM DE INCENTIVOS FISCAIS PARA A COMPRA DE CACAU AFRICANO. INDÚSTRIA ALEGOU PROBLEMAS NA PRODUTIVIDADE E QUANTIDADE DE MATÉRIA PRIMA NACIONAL PARA ATENDER À DEMANDA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

A reclamação dos produtores é a de que o cacau importado é de qualidade inferior e não passa pelo mesmo controle sanitário e de respeito ao meio ambiente. E ainda assim a indústria recebe incentivos conhecidos como drawback, para beneficiar a matéria prima e exportar chocolates e outros derivados, com isenção de impostos. A presidente da Associação Nacional dos Produtores De Cacau, Vanuza barroso, ressaltou essa preocupação.

Coloca-se em risco toda a cacauicultura brasileira. Que quando os navios chegam no porto de Ilhéus os primeiros a ser atingidos somos nós, cacauicultores, as nossas propriedades no sul da Bahia estão em risco. Está em risco a soja, o milho, o feijão, o trigo.

Anna Paula Losi, da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau, no entanto, afirmou que o interesse é pela amêndoa de cacau brasileira, mas que a produção local é insuficiente. E disse que se não houver a importação neste momento, os produtores nacionais acabarão prejudicados com a queda do preço do cacau.

Se a gente for conviver só com o cacau nacional vamos fechar uma fábrica, duas fábricas. E vamos trabalhar com o que a gente tem de cacau. E o preço vai cair.

O senador Zequinha Marinho, do PL do Pará, antecipou que o assunto vai continuar sendo debatido pelo Congresso Nacional, inclusive com a criação de uma frente parlamentar mista em defesa da lavoura cacaueira.

É muito importante isso pra gente unir um grupo de parlamentares que tenham interesse nesse assunto.

Essa foi a primeira de três audiências públicas sobre a cadeia produtiva do cacau na Comissão Senado do Futuro. A próxima vai debater a adoção de medidas públicas que estimulem o aumento do consumo de produtos derivados de cacau. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Fonte: Senado

Deixe seu comentário para CSF debate importação de cacau

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos