Prefeitura prepara mudas de cacau para renovação da lavoura em Linhares - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

Prefeitura prepara mudas de cacau para renovação da lavoura em Linhares

Prefeitura prepara mudas de cacau para renovação da lavoura em Linhares

Na última tera-feira ( 26), foi celebrado o Dia Mundial do Cacau, e Linhares tem muito que comemorar. A Secretaria Municipal de Agricultura prepara 60 mil mudas que serão distribuídas no segundo semestre deste ano entre os produtores rurais para renovação de lavoura de cacau de Linhares.

A amêndoa representa 90% da produção de cacau no Espírito Santo e, desde 2017, vem ganhando destaque nacional e internacional com o cacau da Fazenda Santa Clara que ficou entre os 18 melhores do mundo, sendo o único do Brasil a conquistar o título no Salão de Chocolate, em Paris. Este ano conquistou o 1º Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, na categoria varietal, em que os fatores determinantes para a escolha foram o aroma e o sabor.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, disse que já estão sendo preparadas 30 mil mudas em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e outras 30 mil serão adquiridas em viveiros credenciados. "Desde 2017 estamos incentivando os produtores, desenvolvendo diversas ações, como a criação do Concurso Municipal da Qualidade de Amêndoas de Cacau, que vamos para a terceira edição este ano. Agora, com o repasse dessas mudas vamos contribuir com a renovação de várias lavouras no município, para retomada da produção. Essas e outras ações vem para fomentar a produção de fruto, símbolo do nosso município, e dar subsídios para que mais produtores tenham sucesso e rentabilidade na produção e alcance títulos como já conquistados pela Fazenda Santa Clara", disse.

As mudas serão repassadas aos produtores com preços subsidiados, com valor bem abaixo do preço de mercado, e será revertido ao Fundo de Apoio à Cacauicultura do Município de Linhares, vinculado a secretaria e gerido por instituições do setor, para que, posteriormente, novas mudas sejam produzidas. A ação faz parte do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares que visa a retomada da produção local afetada por doenças e estiagem prolongada.

De acordo com o prefeito Guerino Zanon, as atividades do setor cacaueiro estão diretamente ligadas à história do município e precisam ser valorizadas e fomentadas. "Na agricultura, aumentar a eficiência da produção e comercialização do cacau é um dos focos da nossa gestão. E sem dúvidas, a distribuição destas mudas vem como um reforço à sustentabilidade e competitividade do setor, dando condições aos produtores plantarem uma amêndoa de qualidade, retomando a produção local", disse.

A área cultivada com cacau no Estado é de aproximadamente 22 mil hectares e o município de Linhares destaca-se como maior produtor estadual, com uma área cultivada de 18.600 hectares, envolvendo aproximadamente 900 propriedades rurais distribuídas principalmente às margens do Rio Doce e com a geração de 5 mil empregos diretos.

Cacau é premiado

O cacau dos linharenses Márcia Fonseca Alves e Emir de Macedo Gomes Filho foi premiado como o melhor do país no 1º Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, na categoria varietal, em que os fatores determinantes para a escolha foram o aroma e o sabor. Agora, concorrerá mais uma vez ao título internacional no Salão de Chocolate, em Paris, conhecido com a "Copa do Mundo do Chocolate", que premiará os melhores do mundo em novembro.

Em 2017, já foi premiado entre os 18 melhores cacaus do mundo, sendo o único do Brasil a conquistar o título internacional no Salão de Chocolate. De acordo com os proprietários da Fazenda Santa Clara, o concurso envolveu duas categorias, a blend -que seria a mistura de variedades -, e a varietal que consiste no cacau de variedade única, com maior grau de pureza. Fonte: O ribanense

Deixe seu comentário para Prefeitura prepara mudas de cacau para renovação da lavoura em Linhares

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE POST! Deixe agora o Seu Comentário :)
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5
[Aguarde, Buscando Dados!]
Notícias Relacionadas