CACAU - SEMANAL 12/04/2021 Mercado de Futuros - Mercado do Cacau
Aguarde! Carregando...
X

Mercado do Cacau

CACAU - SEMANAL 12/04/2021 Mercado de Futuros

Por Caio Santos - Operador de commodities agricolas da Stone X 

Começando a semana, os futuros de cacau de NY recuperaram algum terreno, depois de marcar quatro semanas consecutivas de queda no encerramento da última sexta-feira. Os preços continuam a ser pressionados por preocupações de demanda a curto prazo e pela ampla oferta dos principais produtores da África Ocidental.

Segundo a Reuters, as chegadas de cacau aos portos da Costa do Marfim entre o início da temporada em 1º de outubro, até 11 de abril, atingiram 1,718 milhões de toneladas, 2,8% acima dos 1,672 milhões de toneladas no mesmo período da temporada passada, e 10,8% acima da média dos últimos cinco anos.

Por outro lado, a recuperação da demanda de chocolate ainda dá sinais de lentidão na Europa, o principal consumidor. O processamento de cacau na Europa provavelmente não se recuperou como nos Estados Unidos e na Ásia no último trimestre, devido às medidas de restrição em virtude da pandemia. Os dados oficiais de moagem desta semana ajudarão a avaliar a demanda nos primeiros três meses do ano, quando as campanhas mundiais de vacinação para conter a propagação da pandemia coincidiram com o aumento de casos e novas cepas em diversos países. O processamento de cacau no período provavelmente caiu 2%, se aproximando das mínimas de três anos na Europa, mas recuperou na América do Norte e na Ásia, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg.

Os números da Costa do Marfim, compilados pela Gepex (um grupo composto pelas maiores esmagadoras), mostram um aumento de 5% nas moagens no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o 1T20 (146.000 toneladas).

Ainda assim, os preços spot do cacau nos principais produtores de cacau da África Ocidental caíram na semana passada, permanecendo -14% abaixo da média na Nigéria, -11% na Costa do Marfim, -14% nos Camarões, e -10% em Gana. A baixa demanda da Europa, a ampla oferta na região e a LID introduzida desde o início da temporada 20/21 são alguns fatores por trás dos preços relativamente baixos.

Como destacamos anteriormente, como o mercado físico permaneceu enfraquecido, havia menos vendedores no mercado futuro, já que os agentes comerciais não tinham que cobrir seus estoques. Assim, a aceleração das moagens poderia trazer mais vendedores para o mercado. Os próximos capítulos mostrarão o ritmo da recuperação da demanda, e em que medida as expectativas em torno disso vão refrescar o apetite dos touros - como vimos no início do ano. Nesse contexto, a demanda por hedge também aumentará, a resultante entre estes dois vetores opostos ainda está por vir. 

Mantemos nossa indicação de preços potencialmente mais baixos a curto prazo. Para a tela de Jul’21, investidas abaixo de 2360 poderia renovar a pressão baixista e conduzir os preços para 2320. Uma reversão buscando as máximas da última quinta-feira é necessária para desencadear uma recuperação com alvo de 2474. Para uma reversão sustentada do viés de baixa de curto prazo, é necessário o rompimento dos 2474.

Deixe seu Comentário em CACAU - SEMANAL 12/04/2021 Mercado de Futuros:

Sua participação é muito importante para nós!

Colunas Relacionadas

Publicidade

Vídeos

Vídeos