

Aguarde, carregando...
Uma doenca que ataca diretamente o cacau em qualquer fase do desenvolvimento do fruto e que, uma vez instalada nas plantações, causa grandes perdas econômicas, pois pode comprometer até 100% da produção. Falamos da Moniliase. E o combate ao avanço da doença é tema de uma importante reunião em Linhares, marcada para o próximo dia 30, no auditório do Ifes. Vejamos mais detalhes abaixo:
O cacauicultor deve confirmar presença através do WhatsApp 27 99757-1110, e, prepare-se para estar ciente de uma pauta com itens importantíssimos abordados pelo palestrante, o engenheiro agrônomo Francisco de Paula Durão Costa. A reunião vai começar às 18h e o Ifes fica na Avenida Filogônio Peixoto, bairro Aviso.
Na ocasião, estarão em pauta as características da doença, como identificar e como ela age; serão apresentadas as ações e riscos eminentes da Moniliase, seu estado de avanco e experiencia no Equador. Terá espaço para perguntas dos produtores, e será apresentado o conteúdo de uma reunião interestadual promovida pela SEAGRE do Estado da Bahia.
Como a Moniliase se expande: Causada pelo fungo Moniliophthora roreri, nos frutos doentes, inicialmente são formadas manchas achocolatadas que mais tarde esporulam, formando um pó creme que contém milhões de esporos do fungo. Esses são dispersos principalmente pelo vento, mas também pela água da chuva, além de insetos, animais selvagens e pelo próprio homem, principalmente, a longas distâncias, infectando os frutos de novas plantas e espalhando a doença.
Fonte:Eu vi em Linhares!